Código de Ética

 

Conduta

À medida em que estamos inseridos nas Comunidades e nos Negócios, é dever de todos se preocupar com a nossa CONDUTA, demonstrando aos nossos Clientes, Fornecedores, Acionistas, Comunidade, Concorrentes e Órgãos governamentais os nossos padrões éticos. Reconhecemos que uma Companhia tão grande como a PLASCAR com colaboradores e unidades em outras regiões e com culturas, diferentes, podem existir diferenças de opinião sobre valores éticos. É muito difícil estabelecer práticas éticas e de negócios uniformes, pois Honestidade, Integridade, Transparência, Autodisciplina e Lealdade são partes de cada indivíduo. Dentro desse contexto, reafirmamos o nosso compromisso e preocupação de estabelecer parâmetros mínimos que servirá como guia para todos sobre o que consideramos comportamento ético.

 

Relacionamento com nossos Colaboradores

  • Democracia, liberdade de expressão e de escolha, são princípios básicos de todo povo brasileiro e fortalecidos pela PLASCAR;
  • Rejeitamos qualquer forma de preconceito em relação a raça, sexo, religião ou deficiência física;
  • Contratamos profissionais de acordo com sua capacidade para executar o trabalho estabelecido. O exame curricular, aplicação de testes e exames médicos são feitos a todos sem exceção, independentemente de indicação ou parentesco;
  • Nossa política de remuneração e de benefícios são competitivos ao mercado;
  • Protegemos prontuários e dossiês dos Colaboradores;
  • Mantemos os Colaboradores informados sobre questões que os afetam;
  • Usuários de drogas e/ou bebidas alcoólicas são tratados com respeito, oferecendo-lhes oportunidades para recuperação.
  • Entrevistas e/ou contatos com jornalistas deverão ser direcionadas à Diretoria ou Recursos Humanos;
  • Incentivamos nossos Colaboradores a atuarem como ?donos do negócio?, adotando como princípios nas ações do seu dia-dia :
    • Zelar pelo patrimônio da Companhia;
    • Respeitar as leis, ordens , bem como, regras de bom comportamento;
    • Preservar as propriedades da Empresa, não utilizando para benefício próprio;
    • Não divulgar informações confidenciais ou restritas;
    • Utilizar e-mail para comunicações que estejam ligados somente a trabalho;
    • Não manter negócios próprios ou atividades que tirem o foco de trabalho;
    • Repudiar e denunciar a prática de assédio sexual, intimidação, retaliação por qualquer nível hierárquico da Companhia;
    • Sempre ser verdadeiros;
    • Nunca enganar ou depreciar a imagem da Companhia, perante quaisquer circunstâncias;
    • Não permitir ou fazer declarações desonestas, deturpadas, que pretendam desorientar, confundir ou informar erroneamente assuntos de ordem interna ou pessoal;
    • Não permitir ou fazer falsificação, alteração, cópias ou destruição de qualquer documento que seja importante ou restrito à Companhia;
    • Não praticar atos, tomar decisões, aprovar qualquer tipo de proposta, negociação, compra e venda em nome da Empresa e ou de seu superior sem o conhecimento formal dele ou do responsável direto por tal ação;
    • Nunca participar de negócios alheios aos interesses da Empresa, seja com Cliente, Fornecedores e ou terceiros com o objetivo de adquirir benefícios financeiros ou pessoais;
    • Levar imediatamente ao conhecimento do Departamento jurídico, quaisquer pedidos de informações ou documentos legais, para assegurar que as respostas satisfaçam aos seus requisitos e que os direitos da Companhia sejam preservados.

 

Relacionamento com nossos Clientes

  • Qualquer convite ou brinde fornecido por Clientes deve ser distribuído de forma justa e imparcial aos Colaboradores;
  • O uso do nome da PLASCAR para benefícios próprios não faz parte da nossa política;
  • Despesas com Clientes ( refeição, transporte, estadia ou entretenimento ) são aceitáveis, desde que justificadas previamente à Diretoria e realizadas dentro dos limites estabelecidos;
  • Tratamos nossos Clientes com atenção, respeito e de forma imparcial.

 

Relacionamento com nossos Fornecedores

As práticas de compras éticas envolvem tomadas de decisão com base em:

  • Capacidade
  • Qualidade
  • Quantidade
  • Preço
  • Entrega
  • Assistência

As compras, locação de materiais e serviços em nome da PLASCAR, obedecem as seguintes normas: Pedimos orçamentos de forma clara e objetiva passando as mesmas informações à todos os participantes da concorrência; Para tomada de decisão deverão ter no mínimo 3(três) orçamentos;  

 

Relacionamento com nossos Representantes Comerciais

  • Consideramos os nossos representantes comerciais PARCEIROS, sendo compromisso de ambos o conhecimento dos direitos e obrigações que regem esta parceria;
  • Procuramos sempre fornecer ferramentas e o apoio necessário para gestão de suas vendas.

 

Relacionamento com a Comunidade

  • Incentivando e criando mecanismos de apoio às nossas Comunidades, voltados ao princípios da Responsabilidade Social.

 

Compromisso com o Meio Ambiente

  • É obrigação de todos, em cada ação do nosso dia-dia gerar ações que demostram nosso compromisso e respeito à Fauna, Flora, Ar e Afluentes;
  • A PLASCAR não mede esforços no sentido de Integração Empresa e Meio Ambiente.

 

Relacionamento com nossos Fornecedores

  • Não aceitamos gratificações – como presentes, dinheiro, empréstimos, viagens ou outras concessões – de fornecedores ou fornecedores potenciais, exceto artigos promocionais com o nome do fornecedor estampado, com um valor limite de US$ 50,00, como por exemplo, agendas, calendários, camisetas, canetas, etc.
  • Não faz parte à nossa política a contratação de Empresas nas quais exista relação de parentesco com nossos colaboradores, bem como, daqueles ex-empregados que tenham sido desligados da Companhia há menos de 5 (cinco) anos;
  • Não permitimos reuniões de negócios em Restaurantes, Bares ou em locais de entretenimento;
  • É proibido qualquer participação em comemoração de fechamento de negócio, patrocinado pelo fornecedor;
  • Respeitar e exigir comportamentos éticos por parte dos nossos fornecedores, sob pena de encerramento de negociações.

 

Relacionamento com os Concorrentes

  • Ações anticompetitivas, monopolistas ou outras contrárias às leis nacionais, estaduais e municipais, não faz parte à nossa política de negócios;
  • Respeitamos nossos concorrentes e não buscamos conseguir de forma imprópria segredos comerciais ou quaisquer outras informações;
  • É proibido a qualquer membro a Companhia, independente de nível hierárquico fazer declarações falsas, enganosas ou depreciadoras sobre a concorrência ou seus serviços.

 

Relacionamento com os Órgãos Governamentais

  • Respeito e bom relacionamento com os órgãos governamentais, através do cumprimento das leis, normas, regulamentos, decretos, etc., são um dos principais pilares da nossa conduta.

 

Autodisciplina, Lealdade, Honestidade, Integridade e Transparência

É compreensível o surgimento de determinadas situações que exijam uma interpretação mais clara sobre o comportamento em determinadas situações. Sabemos que um código de conduta por mais abrangente que for, não conseguirá prever todas as situações. É responsabilidade de todo Colaborador consultar seus superiores para situações que exijam solução ou orientação adicional, a fim de assegurarmos o código de conduta e ética da PLASCAR.