Histórico e Perfil Corporativo

Vantagens Competitivas

A Plascar é o único fornecedor do mercado de autopeças na América Latina com um completo centro de desenvolvimento de engenharia de produto, design, engenharia de materiais, engenharia de ferramentas e manufatura completamente auto­-suficiente, atuando no mercado local e oferecendo seus produtos e serviços às montadoras e outros clientes, contando com um know­how de quase 50 anos. A empresa é líder de mercado e atende também montadoras do Mercosul, além de exportar para o México, Canadá, EUA, Austrália e Europa.

Os nossos principais produtos são para-­choques, painéis de instrumentos, difusores de ar, porta copos, volantes, laterais de porta, pintura de peças plásticas, quebra sóis, porta pacotes, carpetes, acionadores de vidro, interruptores de coluna, sistemas de iluminação (lanternas), entre outros.

A Plascar é também o maior centro de injeção plástica e pintura da América Latina, com as mais avançadas tecnologias e soluções para superar as expectativas de seus clientes com altos padrões de qualidade e soluções inovadoras. Também incentivamos nossos colaboradores através de diversos programas de gestão participativa e iniciativa à inovação e melhorias.

Estratégia

A Plascar tem como crença e prática em sua gestão que o desenvolvimento sustentável é o alicerce para o futuro.

Para nós, atuação de forma sustentável é fazer uso de nossos valores para a construção de bases financeiras sólidas, da excelência no atendimento aos nossos cientes, da busca incessante pela liderança no mercado, do comprometimento de nossos colaboradores em oferecer produtos e serviços de alto padrão de qualidade, da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras, da excelência por práticas ambientais e da responsabilidade social através de programas e parcerias com foco no desenvolvimento humano, de forma a gerar retorno financeiro aos nossos acionistas, colaboradores, clientes, parceiros e às comunidades onde nossas unidades estão inseridas.

Um dos pontos fortes nessa estratégia é o desenvolvimento organizacional e humano, nosso principal diferencial. Com isso procuramos, através de programas de desenvolvimento, capacitar e reter talentos, criando um banco de profissionais altamente capacitados para dar sustentabilidade ao nosso crescimento.

 

Missão, Visão e Valores

Missão

Investir no aprimoramento das pessoas e dos processos, em inovação e tecnologias superiores, para transformar nosso trabalho em Soluções Inteligentes que agreguem valor aos clientes, aos investidores e à sociedade e assegurem a sustentabilidade de nossos negócios.

Visão

Consolidar nossa liderança de mercado, mantendo­-nos como a melhor solução em transformação de plásticos e no desenvolvimento de sistemas de acabamento de veículos, superando os padrões tradicionais de qualidade em pesquisa, desenvolvimento, implantação e operação de negócios.

Valores

Melhoria Contínua. ­Com a visão permanente nos detalhes, praticamos a melhoria contínua, que cria em nós a postura de aprimorar continuamente nossos produtos, procedimentos, processos e serviços. Temos como principal filosofia de trabalho atender às expectativas qualitativas dos nossos clientes, através de conscientização e comprometimento de todos.

Respeito às Pessoas. ­Na Plascar valorizamos a comunicação honesta e aberta. As decisões que tomamos são justas e responsáveis. Cumprimos com todos os nossos compromissos e responsabilidades legais. Tratamos nossos colegas, clientes, fornecedores, comunidade, meio ambiente, investidores e parceiros com respeito

 Soluções Inteligentes. ­Antecipamo-­nos às necessidades de nossos clientes aplicando as novas tecnologias de desenvolvimento, produção e administração, priorizando sempre a simplicidade. Buscamos agregar o maior valor possível, oferecendo a solução mais completa, econômica e viável.

 

Histórico

Fundada em 1982, a Agricar – Agrícola e Comercial Ltda. tinha como sócio quotista principal o Sr. Mário Austregésilo de Castro e como atividade a exploração agrícola e a representação comercial.

Em 23.08.1983, a Agricar foi sucedida pela Multicar S.A . Indústria e Comércio e as suas principais atividades passaram a ser industrialização, comércio e importação e exportação de artefatos de borracha e plásticos, bem como a participação em outras empresas.

Em 02.05.1984, a sociedade passou a operar sob a denominação de OSA S.A. Organização, Sistemas e Aplicações.

A partir desta data, além da produção e comercialização do seu principal produto, o Laminado de ABS, a OSA foi paulatinamente adquirindo ações das empresas Oscar S.A. Indústria e Comércio e Plascar S.A. Indústria e Comércio, a fim de atender seu objetivo principal de controlar as empresas ligadas.

A partir dessa participação a OSA S.A. Organização, Sistemas e Aplicações, imprimiu um grande impulso em suas controladas, que hoje detém a maior participação no mercado de painéis e para-choques junto a indústria Automobilística. Seus principais clientes são: General Motors do Brasil, Volkswagen do Brasil, Ford Brasil e Fiat.

Em 19.04.1989 esta Companhia obteve o registro junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Dando sequência a esse impulso, que se tornou um programa de crescimento e modernização das empresas, foram investidos em 1990, principalmente na controlada Plascar S.A. Indústria e Comércio, recursos da ordem de US$ 21 milhões, alocados basicamente na unidade de pintura de peças plásticas de grande porte, um investimento pioneiro no país e na unidade de volantes para automóveis, caracterizando a permanência definitiva da Plascar S.A. Indústria e Comércio nesse mercado.

Em 1991, a controlada Oscar S.A. Indústria e Comércio incorporou a outra controlada Plascar S.A. Indústria e Comércio. No mesmo ato societário a incorporadora Oscar S.A. Indústria e Comércio mudou a razão social para Plascar S.A. Indústria e Comércio, o mesmo nome da incorporada. Sua participação na incorporada, na mesma proporção, passou à incorporadora.

Em 1993, a controlada Plascar S.A. Indústria e Comércio criou uma nova unidade de negócios (Termoformados) com a aquisição de equipamentos de última geração.

Em 1º de janeiro de 1994, iniciou-se efetivamente a Previcar – Sociedade de Previdência Privada, com seus planos de aposentadoria e aposentadoria suplementar a todos os colaboradores da OSA S.A. Organização, Sistemas e Aplicações e de suas Controladas e Coligadas.

Também em 1994, as unidades fabris da controlada Plascar S.A. Indústria e Comércio, conquistaram a Certificação ISO 9001 e 9002.

Ainda em 1994, foi iniciada a fabricação e montagem de Sistemas de Painéis de Instrumentos, através da recém criada unidade de Betim – MG, filial da Plascar S.A. Indústria e Comércio, para atendimento à Fiat no conceito “Just in Time”.

Em maio de 1994, a OSA S.A. Organização, Sistemas e Aplicações adquiriu 100% do capital da Plavigor S.A. Indústria e Comércio, com sede em Varginha – MG, tradicional fabricante de produtos de revestimentos para a indústria automobilística, com a tecnologia de “Woodstock”, tendo já entrado no mercado de laterais de porta, tetos moldados, porta pacotes, molduras, carpetes e mantas resinadas. Neste mesmo ano foi criada a filial Betim da Plavigor S.A. Indústria e Comércio, também para atendimento à Fiat em “Just in Time”.

Foram investidos, em 1995, US$ 31 milhões, principalmente nas unidades da Plascar S.A. Indústria e Comércio, alocados principalmente na nova planta industrial em Betim – MG, na implantação da célula volante de direção para exportação e na modernização da célula de fabricação de painéis em Jundiaí.

Em setembro de 1995, o conglomerado inglês, BTR Group, através de sua coligada no Brasil, Permali do Brasil Indústria e Comércio Ltda., adquiriu o controle acionário da OSA S.A. Organização, Sistemas e Aplicações, à vista.

Em 1997, a controlada Plascar S.A. Indústria e Comércio incorporou suas controladas Globalplas Comercial Ltda. e Oscar Nordeste Indústria e Comércio Ltda. Incorporou também a coligada Plavigor S.A. Indústria e Comércio e encerrou as atividades de outra controlada, a Globaltown S.A.

Ainda em 1997, a controlada transformou-se em Sociedade Limitada, com a razão social de Plascar Indústria e Comércio Ltda.

Em maio de 1997, a Companhia passou a ser uma holding pura, tendo alienado nesta data seus equipamentos à controlada Plascar Indústria e Comércio Ltda., que passou a produzir o seu próprio laminado de ABS, uma das matérias primas utilizadas no seu processo produtivo.

As unidades de Jundiaí da Plascar Indústria e Comércio Ltda. tiveram uma grande e importante conquista em 1997 com o recebimento da Certificação QS 9000, Certificação mais exigente e completa por ser específica do setor automobilístico.

Em maio de 1998, a controlada Plascar Indústria e Comércio Ltda. adquiriu da empresa ligada Getoflex Metzeler Indústria e Comércio Ltda. 99,99% do capital da Empresa Eletromecânica Carto Ltda., tradicional fabricante de sistemas de acionamento de vidro (manual, elétrico e sensorizado), sistemas de iluminação (lanternas traseiras, lanternas dianteiras de direção e lanternas internas) e sistemas elétricos (sistemas de lavadores de para-brisas, sistemas de trava de porta, interruptores de coluna e outros interruptores), tudo para a indústria automobilística e mercado de reposição. Já é certificada pela ISO 9001, QS 9000 e fornecedora Q1 Ford.

Visando a simplificação e maior integração das operações, a controlada Plascar Indústria e Comércio Ltda., incorporou a recém adquirida Eletromecânica Carto Ltda., em junho de 1998 com base no balanço de 31 de maio de 1998.

A unidade de Varginha – MG foi certificada em 1998 pela QS 9000.

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 08 de setembro de 1998, foi aprovada a alteração da denominação social da Companhia, de OSA S.A. – Organização, Sistemas e Aplicações para Plascar Participações Industriais S.A.

A unidade de Betim – MG foi certificada em 1999 pela AVSQ (FIAT).

Em alteração contratual datada de 04/09/2000, a controlada Plascar Indústria e Comércio Ltda. teve sua denominação social alterada para Textron Automotive Trim Brasil Ltda.

O controle acionário da Companhia continua pertencendo à Permali do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Em 31 de maio de 2000, o controle acionário da Permali do Brasil Indústria e Comércio Ltda. foi adquirido da S.W. Industries Inc. pela Textron International Holding S.L., sociedade com sede em Bilbao, Espanha.

Em 20 de dezembro de 2001, o controle acionário da Permali do Brasil Indústria e Comércio Ltda. foi adquirido da Textron International Holding S.L. pela Collins & Aikman Europe S.A., com sede em Luxembrugo.

Em alteração contratual datada de 1º de abril de 2002, a controlada Textron Automotive Trim Brasil Ltda. teve sua denominação social alterada para Collins & Aikman do Brasil Ltda.

Foi registrada na JUCESP em 29 de setembro de 2005 a alteração da denominação social da controlada Collins & Aikman do Brasil Ltda. para Plascar Indústria de Componentes Plásticos Ltda.

Em 12 de abril de 2006, conforme Fato Relevante publicado, o controle acionário da Permali do Brasil Indústria e Comércio Ltda. foi adquirido da Collins & Aikman Europe S.A. pela International Automotive Components Group Brazil, LLC, com sede em Delaware, Estados Unidos.

Adicionalmente, a IAC adquiriu da C&A Europe nesta data, crédito no valor aproximado de US$ 48,2 milhões (incluindo juros acumulados), detido contra a Plascar Indústria de Componentes Plásticos Ltda.

Em 21 de setembro de 2009 a Plascar inaugurou uma nova unidade industrial, localizada na cidade de Pindamonhangaba / SP.

A nova unidade industrial foi projetada para atender inicialmente, montadoras de veículos instaladas na região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, e nas cidades de Porto Real e Resende, no Estado do Rio de Janeiro.

Foi inaugurada em dezembro de 2009 a planta de Camanducaia / MG, para produção de itens não automotivos.

Em 30 de junho de 2010 e 30 de julho de 2010, a Plascar S.A. decidiu aumentar o capital da Plascar Ltda. em R$103.338 e R$43.097, respectivamente, através da subscrição de 103.338.375 e 43.096.784 novas quotas, respectivamente, integralizadas na mesma data.

Em assembleia geral extraordinária realizada em 14 de abril de 2011, foi aprovada a transferência da sede da Companhia, da cidade de Jundiaí, estado de São Paulo, avenida Amélia Latorre, 11, sala 8, bairro Retiro, para a cidade de Campinas, Estado de São Paulo, km 104,5 da Rodovia Anhanguera, loteamento fechado Techno Park, avenida Pierre Simon de Laplace, 965, módulos B1, B2, B3, B4, C1 e C2 do condomínio industrial Unic – sala 2 do módulo B1, com consequente reforma do estatuto social da Companhia.

 

Última Atualização: 10 de abril de 2012